UQ News 01

uq_news_v2

Comunicados Quânticos

Olá povo quântico!

Dando continuidade aos posts das notícias quânticas mais relevantes no cenário mundial (e quem sabe dos múltiplos universos), nesse ano estamos mudando nossa forma de dá-las. Ao invés de indicarmos o mês e ano como estávamos fazendo, iremos começar a numerá-las e adotaremos as iniciais do nosso amado, estimado e idolatrado blog (salve, salve) para seu título. Acompanhando a lei de Moore, esse é o nosso primeiro número da nova era quântica!

Pesquisas Quânticas

Por falar em múltiplos universos, iremos começar com eles. Dois físicos russos da Universidade Federal do Báltico Immanuel Kant (IKBFU), Artyam Yurov e Valerian Yurov, propuseram através de seus estudos recentes que o universo é um grande computador quântico que interage com vários universos, ou seja, nós seriamos uma partícula subatômica vivendo uma simulação. Isso indica que nosso universo estaria num estado de superposição com outros universos e, dessa forma, interagindo com eles. Eles afirmam que a matemática e a ciência funcionam melhor se levarmos em consideração que tudo possui características quânticas. Será que já vivemos num grande computador quântico? Na resenha feita por nós, Seth Lloyd em seu livro “Programming The Universe” teoriza a ideia do universo ser um grande computador quântico.

fapesp_week_france

Em novembro do ano passado aconteceu o simpósio FAPESP Week France que reuniu pesquisadores do Estado de São Paulo e da Universidade de Lion, cujo assunto das apresentações foram os fenômenos físicos e a manipulação da luz para a transmissão de informação. Marcelo Martinelli e Paulo Nussenzveig do IF-USP (Instituto de Física da USP), apresentaram os resultados do experimento de entrelaçamento com 6 ondas de luz geradas por uma fonte de laser, chamado de Oscilador Paramétrico Óptico (OPO).

Felippe Alexandre Silva Barbosa, do Instituto de Física Gleb Wataghin da UNICAMP, apresentou a fotônica quântica integrada cujo objetivo é o desenvolvimento de tecnologias que permitem codificar, transmitir e processar informação com o uso de luz. Christian Seassal, diretor assistente do Instituto de Nanotecnologia de Lyon, discursou sobre a utilização da nanotecnologia em diversas áreas, dentre elas a fotônica, no desenvolvimento de novos conceitos de processamento da informação.

Software Quântico

forest

Além do Qiskit da IBM e do Q Sharp da microsoft, a Rigetti criou seu próprio kit de desenvolvedor quântico, denominado Forest. Ele segue os mesmos moldes do qiskit, onde o desenvolvedor poderá executar o programa escrito num computador quântico de 32 qubits. Mais de 120 milhões de programas já foram executados nele. Para baixar o Forest, acesse o site de Rigetti e siga as instruções.

Negócios Quânticos

Como sabemos, a pesquisa de ponta, de um modo geral, requer muito investimento de  tempo, recursos financeiros, humano e tecnológico para alcançar algum resultado. A computação quântica por estar se firmando cada vez mais como a nova era tecnológica e requer muito mais investimento do que as pesquisas “tradicionais” (convenhamos, estamos lidando com vários universos ao mesmo tempo…). A estimativa é que essa ruptura tecnológica movimente cerca de 50 bilhões de dólares até 2030, que é chamada “fase de testes” e algumas áreas que serão beneficiadas com esse aumento da capacidade de processamento são a agricultura, energia, farmacêutica, finanças, saúde, inteligência artificial, internet das coisas, aeroviária, aeroespacial, segurança, etc..

mercado_quantico

A Russia anunciou no início de dezembro de 2019, o investimento de U$800 milhões na computação quântica nos próximos 5 anos. Além das pesquisas básicas em seus laboratórios, eles desejam desenvolver um computador quântico nesse tempo com o objetivo de diversificar e modernizar a economia do país e assim estar na escala mundial.

Depois da China investir pesado na pesquisa quântica e construir seu gigantesco Laboratório Nacional de Ciências da Informação Quânticas (LNCIQ) por uma bagatela de 10 bilhões de verdinhas, previsto para ser inaugurado este ano, a Índia entrou na corrida pelo domínio quântico ao anunciar no início desde ano de 2020 um módico investimento de Rs 8,000-crore (aproximadamente 1 bilhão de dólares), a ser gasto em até 5 anos, para investimento na construção de um laboratório, realização de pesquisas e construção de um computador quântico de 50 qubits.

Diferente das grandes potências que buscam a supremacia quântica como os EUA, Canadá, União Europeia e China, seu objetivo é mais caseiro para acelerar o desenvolvimento e aplicações nas áreas médicas, da agricultura, espacial e engenharia espacial. Isso não muda o fato que tal investimento a coloca entre os seletos países que mais investem na computação quântica. Independente dos objetivos que cada nação tenha, quem dominar a computação quântica terá as melhores indústrias com os produtos mais avançados  e inovadores.

Resumo do investimento de alguns países em computação quântica:

  • China – U$ 10 bilhões na construção do LNCIQ
  • EUA – U$ 1,2 bilhão entre 2019 e 2023
  • Comissão Européia – U$ 1 bilhão entre 2017 e 2026
  • Índia – U$ 1 bilhão em 4 à 5 anos
  • Brasil – R$ 6,5 milhões entre 2009 e 2017

Além do investimento público dos países em questão, empresas como a Samsung, Fujitsu, Alibaba, Rigetti, D-wave, Lockheed Martin, Intel, Microsoft, Google, IBM, dentre outras, também estão investindo na computação quântica em parceria com seus países.

Até o próximo UQ News!

Referências:
Olhar Digital – Universo pode ser parte de um enorme computador quântico
Economic Times – India in Select Country Club
Isto É Dinheiro – A Corrida pela Computação Quântica
Computer World – Russia Investe 800 Milhões de Dólares na Computação Quântica
Jornal da USP – Investimento em Tecnologia Quântica 2.0
Exame – Tecnologia Permite Usar Luz Para Transmitir Informação em Sistema Quântico
Exame – Computação Quântica dá um Salto no Futuro (só para assinantes)

 

Deixe um comentário